Cartucho

Cartucho é um periférico utilizado em impressora de jato de tinta ou laser para imprimir caracteres, imagens e fotos seja em preto e branco escala cinza ou coloridas tendo uma qualidade superior a da impressora matricial ou seja cartucho e um dispositivo de armazenamento de tinta ou toner usado em impressoras.
Pode imprimir textos e imagens sendo que esses tipos de impressoras podem ser utilizadas em qualquer departamento comercial ou em residencias. Sua velocidade é medida em linhas por minuto (L.P.M.), ou seja, imprime uma linha a partir de uma cinta que contem todos os caracteres. Essa impressora veio para suceder a impressora matricial que imprime letra por letra, caractere por caractere, por meio de pontos utilizando uma fita, e veio para suceder a antiga máquina de escrever tecnologia passada e foi sucedida pela tecnologia da impressora a laser que imprime por meio de um toner para uma qualidade muito mais superior utilizada principalmente em editoras, gráficas, escritórios, clinicas, hospitais, etc.

Cartucho Novo - Original ou Compatível
É todo cartucho fabricado com cem por cento (100%) de peças novas e sem uso anterior.

Cartucho Remanufaturado
É todo aquele que é desmontado para avaliação e substituição das peças que apresentam desgastes significativos que comprometem a qualidade de impressão.

Cartucho Recarregado
É todo aquele em que é agregado novo toner ou nova tinta sem avaliação e ou substituição de peças.


CORES

A mistura é importante na formação das cores pois os cartuchos coloridos que tem usualmente 3 cores (ciano, amarelo e magenta) enquanto o preto apenas uma sendo todas as outras cores formadas por misturas destas. Impressoras com qualidade fotográfica, possuem 6 cores, sendo 2 complementares: ciano claro, e magenta claro, para conseguir maior fidelidade nas gradações de cores. A fidelidade vai depender da tecnologia empregada e da qualidade da tinta.

O que fazer com cartuchos vazios?
Atualmente o cartucho vazio para impressora vale dinheiro, pizza, refrigerante, ingresso para o cinema e até entrada no jogo de futebol. Muitas empresas, que atuam nesse ramo, oferecem uma infinidade de brindes para convencer os usuários a dar melhor destino aos cartuchos usados, tanto para colaborar com a reciclagem e o meio ambiente como para reaproveitar os suprimentos.
Também é possível transformar o cartucho vazio em boa ação. Há empresas, tanto as que produzem cartuchos originais, quanto recondicionados e/ou compatíveis, que destinam a verba, ou parte dela, da compra de cartuchos vazios, para entidades sociais e/ou não-governamentais. O mesmo se refere à destinação das impressoras.
Ainda, pode-se vender ou mesmo doar para alguma empresa que tenha essa política.